A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

terça-feira, 28 de junho de 2011

Professor Nota 10


EMEF CORONEL VIRGILIO TAVORA
PROJETO PROFESSOR NOTA 10
INTRODUÇÃO
A EMEF Coronel Virgilio Távora, ciente de suas obrigações legais perante seu dever de garantir “o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania, sua qualificação para o trabalho” (Artigo 2º da LDB 9.394/96) e preocupada com os altos índices de absenteísmo escolar, elaborou o projeto Professor Nota 10, com o intuito de amenizar o absenteísmo escolar e reconhecer o professor como mediador para aprendizagem dos alunos.
.           No Art. 12, inciso III, cabe às instituições assegurarem o cumprimento dos dias letivos e das horas-aula estabelecidos. Como sabemos, nos estabelecimentos de educação escolar, existem dias letivos e horas letivas ou horas-aula, duas categorias importantes do chamado período letivo. Por hora-aula, devemos entender o espaço de tempo estipulado para o desenvolvimento de uma aula, isto é, o período em que o professor desempenha atividade docente com os alunos, em grupo ou individualmente. Em geral, a duração de cada hora-aula é de 50 minutos.
Quanto à freqüência ou infreqüência escolar dos docentes, o que se deve entender, enfim, nesse particular, é que a freqüência no âmbito escolar deve ser entendida como sinônimo de assiduidade, isto é, se efetiva, legalmente, quando o  docente se faz presente constantemente no estabelecimento de ensino; não falta às suas obrigações; e se aplica, outrossim, quando o docente executa com tenacidade as suas tarefas acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão, administração). Em substância, ser assíduo, ao pé da letra, como se pode sugerir da forma latina assidùus, é o docente estar sempre presente, em corpo e espírito, no estabelecimento de ensino.
Por tanto a escola enquanto instituição de ensino centrada no ideal de uma escola democrática, com o dever de articular todos os entes que formam a instituição, objetiva usar de meios passivos para zelar pelo cumprimento dos deveres e diretos que é cabível aos profissionais mais importantes da escola, você professor, nosso colaborador incansável para o sucesso de uma aprendizagem de qualidade.


JUSTIFICATIVA
A valorização do profissional da educação vem ganhando muito espaço atualmente, são inúmeros os projetos voltados para o reconhecimento do trabalho do professor, até porque essa realização é amparada na LDB 9.394/96 e na Constituição Federal de 1988, mas é bom lembrar que nenhum profissional é reconhecido apenas pelo salário que recebe no final do mês, mais pela valorização da escola, alunos, pais e comunidade do seu trabalho realizado. Um docente, ao passar por uma praça ou campo de futebol, deve ser apontado como um profissional que trabalha com o processo de formação escolar das pessoas da comunidade, de modo a angariar não só admiração, mas respeito e reverência por ser o representante ativo do conhecimento na comunidade.
Ao longo da execução desse projeto buscamos refletir sobre a função social do professor na escola. Ressignificar a educação como prática  democratizadora, onde todos os envolvidos  sejam comprometidos com o processo de aprendizagem envolvente com o universo escolar.
Nossa principal meta é amenizar os altos índices de infrequencia, sabendo que há um prejuízo tanto por parte do professor como profissional que busca a valorização de sua profissão, como também o aluno impedindo muitas vezes seu crescimento intelectual e até rompendo com a relação professor-aluno.
Por tudo isso, pensamos em uma maneira de reconhecer esse trabalho tão árduo através do Projeto Professor Nota 10, amparado pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N° 9.394/96, garantindo- lhe o respeito ao profissional que és através de reconhecimento público e premiação simbólica.   
OBJETIVOS
Sensibilizar o corpo docente sobre o trabalho que está sendo feito usando de meios passivos para zelar pelo cumprimento dos deveres e direitos que é cabível aos professores da escola.
CRITÉRIOS
·         Não apresentar atestados médicos;
·          Colaborar na freqüência escolar do aluno;
·         Estar em dias com os instrumentais;
·         Disponibilidade;
·         Ser assíduo;
·         Ser pontual;
·         Zelar pelo desempenho acadêmico do aluno.
PREMIAÇÃO
·         Kit de material pedagógico;
·         Troféu ou placa;
·         Divulgação do trabalho do professor;
·         OBS.: A premiação se dará a cada dois meses, respectivamente: Março a Abril – Maio a Junho – Agosto a Setembro – Outubro a Novembro, do corrente ano.
METODOLOGIA
·         Apresentação do projeto;
·         Fichas de acompanhamento;
·         Intervenções pedagógicas;
·         Divulgação nos meios de comunicação dos profissionais;
·         Premiação simbólica.
AVALIAÇÃO
Através de acompanhamento sistemático dos critérios do projeto e socialização mensal dos dados coletados.



Um comentário:

  1. oi auricélio sou aluno do colégio virgilio tavora tenho minhas obrigações de respeita e fazer a escola ter educacao....

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