ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
CORONEL VIRGILIO TÁVORA
PROJETO
ESCOLA LEITORA
MAIO a dezembro DE 2011
“ A leitura de um bom livro é um dialogo incessante: o livro fala e a alma responde”
André Maurois
Morrinhos – Ce
Maio – 2011
PROJETO ESCOLA LEITORA
APRESENTAÇÃO
Nos dias atuais a leitura é um pré requisito para o sucesso na vida, o ato de ler vai além da simples decodificação dos signos. Segundo Paulo Freire ‘ a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Sabemos que o hábito da leitura e da escrita são necessários para construção dos valores linguísticos sendo tão precisos para o exercício da cidadania
Entendemos que a escola é só um dos espaços nos quais ocorre o encontro com os livros, e que a leitura escolarizada está muito longe de esgotar todas as possibilidades do leitor. Por isso, o projeto Escola Leitora será realizado com o objetivo de disseminação da leitura para sensibilizar e despertar nos educadores, crianças e famílias, o interesse pelo gosto de ler, tornando-se educadores-leitores, fazendo relação texto e contexto, leitura de vida e de mundo, resgatando e valorizando a identidade étnica, cultural e local.
Acreditamos também que para criar leitores, basta que o cerquemos de textos de todos os gêneros, que os textos sejam uma presença tão constante que seja impossível ignorá-los. Essa premissa serviu também para nós implantarmos um projeto que faça a ponte entre livros, alunos e comunidade: quem forma leitores, cria cidadãos.
JUSTIFICATIVA
A comunidade não se envolve muito na vida da escola e vice-versa. Observa-se a cada dia o quão é preciso reconstruir o papel da escola perante sua clientela e perante a comunidade na qual está inserida. Essa relação deve ser bastante intima, inseparável, pois a sociedade, para sobreviver e se transformar necessita da escola e dos indivíduos. Mas para que a escola se transforme em sua totalidade, é essencial que a reflexão sobre seu papel seja feito coletivamente. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto, propõe o projeto Escola Leitora idealizado com o objetivo de incentivar as escolas para que cada uma delas seja espaço de convivência participativa e inclusivade leitores fluentes.
Sabemos que através da pratica de leitura, professores e alunos podem conhecer gêneros textuais que exigem os conhecimentos logísticos de palavras e sentenças, a competência da leitura compreensiva via a ampliação do vocabulário, desenvolvimento das habilidades como interpretação, produção, influencia, criatividade, entre outros.
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de conhecimento, o estudo da língua portuguesa e a leitura são ingredientes básicos e fundamentais nesse processo. “quem ler e interpreta o que leu, resolve qualquer problema e escrever bem.”
.OBJETIVO GERAL
Despertar e incentivar a leitura na escola, estendendo-se à comunidade; visando a formação do caráter de leitor nos alunos, melhorando a qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural.
METODOLOGIA
· Divulgar o projeto para toda a comunidade escolar.
· Promover o dia da conquista, em parceria com a escola.
· Mobilizar toda a comunidade escolar para o café literário (que ocorrerá na escola ou praça publica). Expor livros, reservar espaço para a leitura, espaço para contação de historias, mural de atividades, apresentação de atividades desenvolvidas pelos alunos da rede municipal, lembrando que em todos esses cantinhos devam ter café disponível para saborearem junto com as leituras e apresentações.
· Valorizar as produções textuais dos alunos, incentivando a publicação e divulgação das mesmas.
· Realizar leitura itinerante nas escolas públicas municipais.
AVALIAÇÃO
Não deve haver uma fórmula de avaliação formal. E nesse caso deve-se primar pelo caráter qualitativo, ou seja, pela adesão e participação das escolas, suas metas, ações, inferências ao longo do processo de ensino aprendizagem, no entanto, é importante que, em datas definidas haja a socialização de trabalhos construídosem sala de aula. Por exemplo: Oficinas, cartazes, comentários, construção de conceitos,seminários, resumos, desenhos... Os quais podem ser aproveitados como estratégia de ensino, além de servirem para apontar possíveis resultados do projeto.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES | |
Março/2010 | · Divulgação do Projeto |
Abril Maio / 2010 | · Realizar leitura itinerante nas escolas públicas municipais. |
Junho /2010 | · Promover o dia da conquista, em parceria com a escola. |
Agosto Setembro / 2010 | · Valorizar as produções textuais dos alunos, incentivando a publicação e divulgação das mesmas. |
Novembro / 2010 | · Mobilizar toda a comunidade escolar para o café literário |
Março/2011 | · Expansão do Projeto nas escolas municipais. |
Abril / 2011 | · Realizar oficina de leitura com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental. · Realizar leitura itinerante nas escolas públicas municipais. |
Maio 2011 | · Implantação do Clube de Leitura da SME Morrinhos com transposição nas escolas sob sua jurisdição. · Implantação dos Clubinhos de Leitura nas Escolas que já trabalham com os Cantinhos de Leitura. |
Junho / 2011 | · Promover a semana da Leitura Viva, em parceria com as escolas. o Abertura da Semana da Leitura Viva; o Oficina Leitura em Movimento com contação de histórias, confecção de livros de Literatura Infantil pelos alunos – cordéis, histórias em quadrinhos, etc. o Varal poético – cordéis, quadrinhas, poemas, etc. o Concurso literário; o Feira Literária (Valorizar as produções textuais dos alunos, incentivando a publicação e divulgação das mesmas). |
Agosto / 2011 | · Dia do Folclore (trabalhar teatro, leitura, reescrita, etc). |
Setembro / 2011 | · Concurso Municipal de Literatura. |
Novembro / 2011 | · Mobilizar toda a comunidade escolar para realizarem um Seminário de Leitura. |
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