EMEF. CORONEL VIRGILIO TÁVORA
PROJETO
XIII FEIRA FOLCLÓRICA CULTURAL
TEMA
“LEITURA E FOLCLORE: INSTRUMENTOS DE
CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA”
Morrinhos- Ceará
Junho 2011
JUSTIFICATIVA
O folclore é uma forma de expressão espontânea da cultura popular. É uma herança deixada pelos nossos antepassados e transmitidos para os alunos através de brincadeiras, adivinhas, danças, musicas, lendas, comidas típicas, crenças, etc. Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
A EMEF Coronel Virgílio Távora, partindo da necessidade de resgatar os valores culturais da nossa cidade e também despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita, vem desenvolver a XIII Feira Folclórica Cultural da escola com o tema “Leitura e Folclore: Instrumentos de Construção da Cidadania”, acreditando que ao trabalhar este tema terá a oportunidade de incentivar a leitura e a escrita, proporcionar aos alunos o conhecimento da riqueza cultural do folclore, pois o mesmo permitirá um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia introduzindo os temas transversais Saúde, Cidadania, Educação Física e Educação Artística.
OBJETIVO GERAL
Compreender e valorizar a cultura de nosso povo através de pesquisa e realização de atividades retratando o folclore, desenvolvendo a linguagem oral, escrita e artística, como também a criatividade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Valorizar a leitura como fonte de prazer;
· Participar de atividades que envolvam histórias, parlendas, brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o folclore;
· Resgatar brincadeiras populares;
· Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
· Interpretar parlendas, músicas e canções diversas;
· Desenvolver a oralidade.
DESENVOLVIMENTO
· Hora de ler (1° ao EJA) – 20 minutos de leitura
· Hora do conto (Contação de história dramatizada pelo professor)
· Produções (Exposição dos trabalhos dos alunos pela escola).
· Painel de leitura interativa
· Cantinho da Leitura
· Soletrando
· Concurso de paródias
· Exposição de trabalhos: Stands
Ø Lendas (1° e 2°ano)
Ø Nossos escritores (3° ano)
Ø Mitos e Contos (4° e 5° Ano)
Ø Comidas Típicas (6° ao 9°): 6° Ano: Região Norte / 7° Ano: Centro-Oeste / 8° Ano: Nordeste / 9° Ano: Sul / Turma da Noite: Sudeste
CRONOGRAMA
DIAS: 27 e 28 de Junho – Trabalhar o Projeto em forma de Estudo e Pesquisa através da Leitura e Escrita.
1° dia: Abertura: 29/06/11: Hino Nacional e Local
Ø Abertura do Blog da escola (Durante todo o dia)
Ø 7:00h: Interclasse Futsal (2° a 3° e 4° a 5° Ano)
Ø 7:00h: Circuito Jogos Populares (1° ao 3° Ano)
Ø 8:00h: Jogos de Dama / Dominó e Tênis de Mesa (Masculino e Femenino)
Ø 16:30h: Interclasse Futsal (6° ao 9° Ano)
2° dia: 30/06/11:
Ø 2° Tempo: Vídeo: A menina que odiava livros
Apresentação de teatro
Apresentação de teatro
Ø Concurso de Paródias sobre tema da Feira: “Leitura e Folclore: Instrumentos de Construção da Cidadania” (5° ao 9° Ano)
Ø Concurso de Frases: Ler é... (1° ao 4° Ano)
3° dia: 01/07/11
MANHÃ: 7:30 às 11:30h
Ø STANDS dos Trabalhos Desenvolvidos:
Sala 01: Lendas
Sala 02: Nossos Escritores
Sala 03: Mitos e Contos
Sala 04: Comidas Típicas
NOITE: 20:00 h
Ø CULMINÂNCIA: Entrega de Medalhas (Futsal-Dama-Dominó-Tênis), Desfile das Rainhas do Milho, Melhor Paródia, Melhor Frase, Dança, Teatro e Festival de Quadrilhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário