A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

quarta-feira, 29 de junho de 2011

XII Feira Folclórica


EMEF. CORONEL VIRGILIO TÁVORA

PROJETO
 XIII FEIRA FOLCLÓRICA CULTURAL



TEMA
“LEITURA E FOLCLORE: INSTRUMENTOS DE
CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA”







Morrinhos- Ceará
Junho 2011



                               JUSTIFICATIVA
                O folclore é uma forma de expressão espontânea da cultura popular. É uma herança deixada pelos nossos antepassados e transmitidos para os alunos através de brincadeiras, adivinhas, danças, musicas, lendas, comidas típicas, crenças, etc. Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
A EMEF Coronel Virgílio Távora, partindo da necessidade de resgatar os valores culturais da nossa cidade e também despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita, vem desenvolver a XIII Feira Folclórica Cultural da escola com o tema “Leitura e Folclore: Instrumentos de Construção da Cidadania”, acreditando que ao trabalhar este tema terá a oportunidade de incentivar a leitura e a escrita, proporcionar aos alunos o conhecimento da riqueza cultural do folclore, pois o mesmo permitirá um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia introduzindo os temas transversais Saúde, Cidadania, Educação Física e Educação Artística.
OBJETIVO GERAL
Compreender e valorizar a cultura de nosso povo através de pesquisa e realização de atividades retratando o folclore, desenvolvendo a linguagem oral, escrita e artística, como também a criatividade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Valorizar a leitura como fonte de prazer;
·         Participar de atividades que envolvam histórias, parlendas, brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o folclore;
·         Resgatar brincadeiras populares;
·         Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
·         Interpretar parlendas, músicas e canções diversas;
·         Desenvolver a oralidade.

DESENVOLVIMENTO
·         Hora de ler (1° ao EJA) – 20 minutos de leitura
·         Hora do conto (Contação de história dramatizada pelo professor)
·         Produções (Exposição dos trabalhos dos alunos pela escola).
·         Painel de leitura interativa
·         Cantinho da Leitura
·         Soletrando
·         Concurso de paródias
·         Exposição de trabalhos: Stands
Ø  Lendas  (1° e 2°ano)
Ø  Nossos escritores (3° ano)
Ø  Mitos e Contos  (4° e 5° Ano)
Ø  Comidas Típicas (6° ao 9°): 6° Ano: Região Norte / 7° Ano: Centro-Oeste / 8° Ano: Nordeste / 9° Ano: Sul / Turma da Noite: Sudeste
                  
        CRONOGRAMA
DIAS:  27 e 28 de Junho – Trabalhar o Projeto em forma de Estudo e Pesquisa através da Leitura e Escrita.
1° dia: Abertura: 29/06/11: Hino Nacional e Local
Ø  Abertura do Blog da escola (Durante todo o dia)
Ø  7:00h:  Interclasse Futsal (2° a 3° e  4° a 5° Ano)
Ø  7:00h: Circuito Jogos Populares (1° ao 3° Ano)
Ø  8:00h: Jogos de Dama / Dominó e Tênis de Mesa (Masculino e Femenino)
Ø  16:30h: Interclasse Futsal (6° ao 9° Ano)
2° dia: 30/06/11:
Ø  2° Tempo: Vídeo: A menina que odiava livros
Apresentação de teatro
Ø  Concurso de Paródias sobre tema da Feira: “Leitura e Folclore: Instrumentos de Construção da Cidadania” (5° ao 9° Ano)

Ø  Concurso de Frases: Ler é...  (1° ao 4° Ano)

3° dia: 01/07/11

                   MANHÃ: 7:30 às 11:30h

Ø  STANDS dos Trabalhos Desenvolvidos:
Sala 01: Lendas
Sala 02: Nossos Escritores
Sala 03: Mitos e Contos
Sala 04: Comidas Típicas

NOITE: 20:00 h

Ø  CULMINÂNCIA: Entrega de Medalhas (Futsal-Dama-Dominó-Tênis), Desfile das Rainhas do Milho, Melhor Paródia, Melhor Frase, Dança, Teatro e Festival de Quadrilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário