PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS
EMEF. CORONEL VIRGÍLIO TÁVORA
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES E COMUNITÁRIOS
CNPJ: 01.897.694/0001-74
CEP: 62.550.000 TEL: (088) 3665-15-78
Rua Joaquim Coriolano Rocha, 491, Centro
E-mail: virgiliotavora@yahoo.com.br
MORRINHOS-CEARÁ
História da EMEF. Cel. Virgilio Távora
A História Até 2008
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Virgilio Távora era conhecida primeiramente como Grupinho, devido o seu aspecto pequenino. O terreno com uma área de quase 800m2 foi doado pelo Sr. João Evangelista da Rocha (Pai do Prefeito Raimundo Nonato Rocha da gestão de 1959 a 1963). Segundo o entrevistado, o Sr. Geraldo Silveira (Funcionário público aposentado, 84 anos, conhecido como o Historiador de Morrinhos), a construção do grupinho se dá juntamente com o Asfalto de Morrinhos como compensação devido a perda da ponte transferida para a cidade vizinha de Marco, sob pretexto que lá tinha mais carência, pelo então Governador Virgilio Távora.
A escola foi construída na gestão do prefeito Francisco Edward Silveira, e inaugurada em 05 de setembro de 1977, com a presença do então governador Coronel Virgilio Távora. A qual, a escola leva o seu nome, em gratidão pela liberação dos recursos para a construção da mesma. Possuía duas (02) salas de aulas, uma secretaria, uma cantina e um total de 160 alunos. As professoras (Maria Vera Lucia Vasconcelos e Terresinha de Jesus Alves da Rocha – as primeiras) juntamente como os outros professores, eram leigos, quase todos sem qualificação para o magistério.
A escola não tinha uma direção própria, era coordenado pelo o senhor Padre José Alves Saraiva (mais de 40 anos de sacerdócio exercido em Morrinhos, e hoje se encontra afastado) até o ano de 1982. A partir de 1983 foi administrada pela senhora Maria Alda Soares, com seu jeito destemida e determinada contribuiu para evolução dos desfiles realizados do dia 07 de setembro sobre a Independência do Brasil (conhecido como a Marcha). Ela permaneceu na direção até o ano de 1991. A escola ainda foi ampliada com mais duas (02) salas de aulas (na ala abaixo) na administração do prefeito Manoel Airton Bruno em 1986.
De 1992 a 1994, a escola foi dirigida pela senhorita Maria Luzimirtes Vasconcelos, sendo ela ampliada na administração do Sr. Raimundo Nonato Rocha (nada a ver com o citado anteriormente) no ano 1992, construíndo outro pavilhão com mais cinco (05) salas, assim distribuídas: Uma Diretoria, uma biblioteca e mais três (03) salas de aulas.
De 1995 até 08 de janeiro de 1996, volta administrar a senhora Maria Alda Soares. A partir de 1997 assume a direção a senhorita Teresa Maria Carneiro, que ficou até janeiro de 2005, realizando um bom trabalho no currículo escolar, pois, as inovações das mudanças na LDB favoreceram para uma nova concepção de Ensino-aprendizagem. Conforme a Lei 209/04 de 12 de Abril de 2004, a escola de 1° Grau Coronel Virgilio Távora passou a ser chamado de EEF. Coronel Virgilio Távora, mas foi somente três anos depois, que a escola hoje é chamada de EMEF. Coronel Virgilio Távora. No período de 2005 a escola recebe uma pequena reforma e a construção da Quadra Descoberta na administração do então prefeito Airton Rocha Bruno Júnior.
Conforme portaria de nº. 019/2005 de 2005 a março de 2007, a escola passa a ser dirigida pelo sr. José Auriscélio de Vasconcelos. Sem desmerecer o mérito de todos que passaram pela aquela direção, a escola começa a ter avanços significativos, buscando uma gestão mais democrática e valorizando as potencialidades dos nossos educandos, valorização do trabalho, renovação do PPP e do Regimento Interno e o plano de Trabalho Anual. E neste mesmo ano de 2007, são construídas mais duas salas de aulas (forradas) e banheiro masculino e feminino na gestão do prefeito Antonio Amilto Magalhães. De abril de 2007 a dezembro de 2008, a escola foi dirigida pela sra. Solange Maria Alves de Vasconcelos, a qual, desevolveu um bom trabalho.
Perfil Atual da Escola
Em 2009, com a nova gestão do prefeito Jerônimo Neto Brandão o Sr. Jose Auriscelio de Vasconcelos volta assumir a direção escolar. É época de mudanças, começa uma valorização maior pela educação e a escola que passa a ser levado mais a sério, o foco é principalmente, o ensino-aprendizagem, a valorização do trabalho, a organização do currículo escolar, a construção do PPP e o monitoramento da educação modifica e coloca a educação do município e da escola nos patamares desejáveis.
E agora em 2010, com o apoio do prefeito Jerônimo Neto Brandão, da Secretaria de Educação e dos recursos oriundos do PDDE e PDE, a escola tem dado avanço significativo tanto quantitativamente como qualitativamente e melhorado muito a sua infra-estrutura e sua proposta pedagógica. Atualmente a escola vem desenvolvimento um trabalho conjunto, que tem o seguinte lema: “Unidos Cresceremos”. Somente juntando todas as forças possíveis: Núcleo Gestor, Professores, Funcionários, Pais, Alunos, Comunidades, Secretarias, Parceiros e tendo a frente uma gestão democrática e participativa, traçando metas e definidos objetivos conseguiremos erradicar o índice de evasão escolar, o analfabetismo e melhorar aprovação e a qualidade do ensino-aprendizagem. A nossa escola tem uma missão: “assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos, formando cidadãos críticos e participativos capazes de agir na transformação da sociedade.” A escola discute os avanços e as dificuldades com seus organismos colegiais: Grêmio Estudantil “Novos Caminhos”, APM (associação de pais e mestres e comunitários), Reuniões Pedagógicas com seus professores e demais funcionários. Temos Regimento interno e o PPP (projeto político pedagógico - versão gide-gestão integrada da escola) que precisa de reformulação e renovação. Temos em nossos quadros de funcionários mais de 85 (oitenta e cinco por cento) de profissionais qualificados dentro de suas respectivas áreas de atuação, para atendermos satisfatoriamente nossos alunos. Temos: um (01) diretor e três (03) coordenadores com especialização na área; um quadro composto por vinte e oito (28) professores efetivos na sala de aula e outros sete (07) lotados na sala de multimeios e reforço escolar; Os serviços administrativos são compostos por oito (08) profissionais e um (01) em informática; Entre zeladores, merendeiras e vigias temos dezesseis (16) pessoas. Já Nossa estrutura física é composta de: nove (09) salas de aulas; quatro (04) banheiros (masculino-feminino-secretaria-diretoria); uma (01) cantina; um (01) depósito de merenda; uma (01) diretoria; dois (02) almoxarifados pequenos; uma (01) secretaria; uma (01) sala de multimeios; uma (01) sala de informática; um (01) pátio coberto; uma (01) quadra esportiva descoberta iluminada; quatro (04) salas de aulas em dois anexos e implantamos a informação digital na escola. E para finalizar, em 2010 contamos com uma clientela de quase oitocentos (800) alunos, aí reside nosso maior desafio: “Educar para o Pleno Exercício da Cidadania”.
ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL DA ESCOLA
A Escola de Ensino Fundamental Coronel Virgílio Távora está organizada e estruturada em consonância com as normas e diretrizes da educação, que visa sedimentar uma concepção teórica às necessidades e interesses do educando. Tal concepção disciplina o funcionamento de seus aspectos organizacionais. Com sede própria, a Escola encontra-se em bom estado de conservação.
1- Nome da Escola: EMEF CORONEL VIRGILIO TÁVORA COD. SEEC: 23008750 CNPJ: 01.897.694/0001-74 1.1- Anexos: 02 Município/Distrito: Morrinhos-Sede | |
2- Nome do(a) Diretor(a): José Auriscelio de Vasconcelos | |
3- Endereço: Rua Joaquim Coriolano Rocha, 491 – Centro | |
4- Telefone: (88) 3665-1578 (Contato) | |
5- E-mail: virgiliotavora@yahoo.com.br | |
6- Localização: sede | |
7- Níveis de Ensino ministrados na escola: Ensino Fundamental I e II, EJA III | |
8- Número de alunos em cada nível / modalidade (Censo 2010): Fundamental I (1° ao 5°): 440 Fundamental I (6° ao 9°): 365 EJA: 25 Total: 830 | |
9- Número de alunos em cada nível / modalidade (Matrícula 2010): Fundamental - Diurno: 783 Fundamental – Noturno: 22 EJA – Noturno: 25 Total: 830 | |
10- Número de turmas (Ano: 2010) Ensino Fundamental: 27 EJA: 02 | |
11- Número de professores em sala de aula: 26 11.1- Número de professores em outras atividades pedagógicas (PCA, Lab., Mult.,NG.): 05 | |
12- Número de funcionários (excluindo professores em sala de aula): 35 | |
13- Relação aluno/docente: 29 | 13.1- Relação aluno/não docente: 21 |
14- Percentual dos professores (em sala de aula) com licenciatura plena: 90% | |
15 – Número de salas de aula: 09 + 03 (anexo) Multimeios: 01 Secretaria: 01 Diretoria: 01 Sala dos Professores: 01 Almoxarifado: 01 Pátio (área cimentada): 01 | |
16 - Laboratório(s): 01 Quadra Esportiva: 01 (Descoberta) Cantina: 01 Depósito Merenda: 01 Pátios (Áreas não construídas) 02 | |
17 – Organismos Colegiados em atuação na escola: Associação de Pais e Mestres e Grêmio Estudantil. |
Nossa escola é aberta a comunidade e presta diversos serviços sociais e educativos nos finais de semana: Cede os espaços para realização dos Cursos de graduações e pós-graduações para os nossos professores; cursos técnicos; manifestações religiosas diversas; jogos de futsal e handebol para os alunos, ex-alunos e pais de alunos, etc. Temos dificuldade de termos uma relação de cumplicidade entre pais e escola na educação dos filhos. Por isso, estamos desenvolvendo projetos para fortificar esta parceria. É compreensível esta resistência, pois o nível de escolaridade dos pais é muito baixo, são pessoas simples, a maioria pobres, exercendo profissões como: Agricultor – Servente de Pedreiro – Doméstica – Costureira – Estivador, etc.
Temos nossas dificuldades de atendermos bem nossa clientela, pois, nossa estrutura física deixa a desejar e nossas salas estão superlotadas. Mas este problema já está para ser resolvido com uma nova reestruturação da escola para o ano de 2011. Além da nossa preocupação constante com o nível de desempenho acadêmico dos nossos alunos e a disciplina escolar.
Contudo, temos uma imagem bastante positiva perante a nossa comunidade escolar. Eles depositam muita fé na educação e na proposta pedagógica da escola, como também, na disciplina escolar. Decerto há certo exagero por parte dos pais quando transfere toda responsabilidade à escola na educação dos seus filhos.
Nossa escola com ajuda e o trabalho de todos os seus segmentos escolares, tem alcançado níveis de proficiência bastante positivo e crescente e ser referência em educação do PAIC do município, como em todo estado, no ano de 2009. Atingimos o tão desejado “verde escuro” na avaliação do Paic, melhoramos o IDEB da escola no 5° e 9° Ano, além de participarmos de todas as olimpíadas com resultados satisfatórios e fomos destaque na olimpíada de “História” onde nossa equipe de alunos e professor conseguiram passar pelas seis etapas e chegar a etapa final na Unicamp-SP.
Concluindo, quero deixar claro que esta historia não finaliza aqui, ela continua, e que os autores principais dessa história são os alunos. E enfatizar também, a importância da construção coletiva do PPP (Projeto Político Pedagógico) envolvendo todos os segmentos escolares. Um projeto que tem a cara da escola levando em consideração os seus conflitos e contradições, mas construído com autonomia, democracia e participação de todos que amam a educação.
Parabéns!!
ResponderExcluirRealmente as mudanças são bem visíveis!!
ana paula
ResponderExcluirescola vea pody
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