
FORMULÁRIOS
DE AVALIAÇÃO
APRESENTAÇÃO
Conforme o Guia Metodológico do Selo UNICEF Município
Aprovado Edição 2009-2012, os municípios participantes do Selo serão avaliados
em três eixos: 1) Impacto Social; 2) Gestão de Políticas Públicas; e 3)
Participação Social.
Nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas
Públicas, os municípios devem trabalhar para avançar em um conjunto de
objetivos e indicadores que são analisados no início e no final do ciclo do
Selo. Desse total, 11 indicadores não estão disponíveis nas fontes oficiais e
serão coletados por meio dos Formulários de Avaliação apresentados a seguir.
FORMULÁRIOS A SER PREENCHIDOS
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PÁGINA
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Indicador 5 de Impacto Social (I-5)
Nível de paridade de gênero de representação estudantil dos conselhos escolares |
5
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Indicador 11 de Impacto Social (I-11)
Nível de participação do CMDCA na formulação de políticas de saúde, educação, assistência e esportes para crianças e adolescentes |
7
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Indicador 2 da Gestão de Políticas
Públicas (G-2)
Grau de implementação do Sisvan |
9
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Indicador 3 da Gestão de Políticas
Públicas (G-3)
Grau de funcionamento do Conselho Municipal de Educação |
11
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Indicador 5 da Gestão de Políticas
Públicas (G-5)
Grau de implementação da Lei n° 10.639, de 2003 |
13
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Indicador 6 da Gestão de Políticas
Públicas (G-6)
Percentual de escolas do ensino fundamental, anos iniciais, que realizaram Provinha Brasil |
15
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Indicador 10 da Gestão de Políticas
Públicas (G-10)
Proporção de óbitos infantis investigados |
16
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Indicador 11 da Gestão de Políticas
Públicas (G-11)
Proporção de óbitos de mulheres de 10 a 49 anos investigados |
16
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Indicador 12 da Gestão de Políticas
Públicas (G-12)
Grau de acesso a serviços de prevenção da transmissão vertical |
17
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Indicador 13 da Gestão de Políticas
Públicas (G-13)
Grau de funcionamento do Grupo Gestor Municipal do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas – GGM SPE |
18
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Indicador 14 da Gestão de Políticas
Públicas (G-14)
% de escolas com Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida/COM-Vida |
20
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COMO ORGANIZAR
A COLETA DE DADOS
PARA COMPLETAR OS FORMULÁRIOS
PARA COMPLETAR OS FORMULÁRIOS
Como informado no
Guia Metodológico, a coleta de dados referentes aos indicadores listados na
página anterior é uma das funções da Comissão Pró-Selo.
Os dados e
informações coletados deverão ser lançados nos formulários contidos neste
caderno. As seguintes recomendações devem ser consideradas:
1. Distribuir o trabalho entre os membros da Comissão Pró-Selo
de acordo com o conhecimento que cada um tem sobre o órgão ou o tipo de
informação a ser pesquisada;
2. Manter cópia das informações recebidas nas
instituições municipais para eventuais correções, comparações ou
esclarecimentos ao UNICEF;
3. Preencher os formulários de maneira legível;
4. Validar as informações pelos conselhos setoriais;
5. Revisar o preenchimento dos formulários antes do envio
ao UNICEF;
6. Salvar o arquivo (em formato Word) com os formulários
preenchidos em um CD para enviar ao UNICEF, juntamente com uma cópia impressa
de cada formulário preenchido, com as devidas assinaturas;
7. Enviar até a
segunda feira dia 30 de abril de 2012 os formulários preenchidos e o CD por carta registrada, sob o título: “Formulários de Avaliação – Selo UNICEF
Município Aprovado Edição 2009-2012”, para um dos seguintes endereços:
UNICEF – Belém
Responsável pelos projetos no Pará, Amapá, Mato Grosso
e Tocantins
Av. Alcindo Cacela, 287, Bloco A, 1º andar
Prédio da Universidade da Amazônia, Umarizal
Belém, PA – 66060-000
UNICEF – São Paulo
(Os documentos referente ao Estado
de Minas Gerais serão recebidos no endereço abaixo)
Oficina
de Imagens - Secretaria Executiva do Selo UNICEF em Minas Gerais
Rua
Salinas, 1101, Santa Teresa
Belo
Horizonte, MG – CEP 31015-365
UNICEF – Fortaleza
Responsável pelos projetos no Ceará, Piauí e Rio
Grande do Norte
Secretaria de Planejamento e Gestão
Av. Gal. Afonso Albuquerque Lima, S/N, Edifício SEPLAG,
Térreo, CAMBEBA
Fortaleza, CE – 60822-325
UNICEF – Manaus
Responsável pelos projetos no Amazonas, Acre, em
Roraima e Rondônia
Av. Darcy Vargas, 77, Secretaria de Estado de Assistência
Social do Amazonas, Bairro da Chapada
Manaus, AM – 69050-020
UNICEF – Recife
Responsável pelos projetos em Pernambuco, Alagoas e
Paraíba
Rua Henrique Dias, S/N, Ed. do IRH, Térreo, Derby
Recife, PE – 52010-100
UNICEF – Rio de
Janeiro
Responsável pelos projetos no Rio de Janeiro e
Espírito Santo
Avenida Rio Branco, 135, 6º andar, Centro
Rio de Janeiro, RJ – 20040-006
UNICEF – Salvador
Responsável pelos projetos na Bahia e em Sergipe
Escritório Compartilhado das Nações Unidas
Praça Municipal Thomé de Souza, s/n, Edifício Elevador
Lacerda, Centro
Salvador, BA – 40020-010
UNICEF – São Luís
Responsável pelos projetos no Maranhão
Rua Santo Antônio, 246, Centro
São Luís, MA – 65010-590
IMPORT
IMPORTANTE:
A Comissão Pró-Selo deverá certificar que as
informações prestadas nos formulários deste caderno são verdadeiras. Para
tanto, o UNICEF sugere que a Comissão verifique os documentos e peça
explicações aos responsáveis pelas informações em caso de dúvidas. Os
documentos não precisam ser enviados ao UNICEF, mas devem ser guardados, pois
o UNICEF poderá solicitá-los a qualquer momento, caso julgue necessário.
|
I-5
NÍVEL DE
PARIDADE DE GÊNERO NA REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL
DOS CONSELHOS ESCOLARES
DOS CONSELHOS ESCOLARES
No seu município:
1. Existem
quantas escolas do ensino fundamental da rede municipal?
2. Entre as escolas do ensino fundamental da
rede municipal, quantas têm um Conselho Escolar?
3. Para cada uma
das escolas do ensino fundamental da rede municipal com Conselho Escolar em
funcionamento, completar as informações abaixo: Obs. Excluir as unidades
executoras que não tenham função de Conselho Escolar.
Atenção:
para cada escola, preencher os itens de 3.1 a 3.8
3.1. Nome da
escola:
3.2. Código
do Inep:
3.3. Matrícula
total:
3.4. Quando
foi criado o Conselho Escolar?
3.5.
Qual foi a norma de criação (lei ou
decreto municipal, resolução do Conselho Municipal de Educação ou portaria da
Secretaria Municipal de Educação)?
3.6. Quais são as três principais
atribuições/funções do Conselho Escolar?
3.6.1.
_______________________________________________
3.6.2.
_______________________________________________
3.6.3.
_______________________________________________
3.7. Quais são os setores
representados e número de representantes por cada setor?
3.7.1. Setores Representados:
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SIM
|
NÃO
|
3.7.2. N0 de representantes por setor:
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Corpo Docente
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Gestores da escola
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Pais/mães/responsáveis
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Alunos e alunas
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Funcionários
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|
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Outros
representantes da comunidade
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3.8 A escola tem representação estudantil?
( ) SIM (
) NÃO
Caso a reposta acima
tenha sido “SIM”, responda as perguntas abaixo (caso contrário, assine somente
a declaração no final do formulário).
3.8.1.
Como foi o processo de escolha da
representação estudantil do Conselho Escolar? (marque com um X a opção que
melhor se encaixe):
( ) Eleição direta em assembleia
( ) Indicação da diretoria da escola ou do(a)
secretário(a) municipal
( ) Não houve um processo de escolha formal
3.8.2. Qual é a periodicidade de
escolha da representação estudantil do Conselho Escolar no seu município? (marque com um X a opção que melhor se encaixe):
( ) Anual
( ) Superior a um ano
3.8.3. Como foi o processo de candidatura ou
inscrição como candidato?
(marque
com um X a opção que melhor se encaixe):
( ) Seleção entre pares
( ) Indicação pelo núcleo gestor ou conselho
escolar
( ) Indicação pelo grêmio estudantil
3.8.4. Qual é a atual composição
da representação estudantil do Conselho
Escolar, por gênero e idade?
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Idade
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11 anos
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12 anos
|
13 anos
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14 anos
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Meninos
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Meninas
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DECLARAÇÃO
Os dados acima, referentes ao
indicador I-5, são aqui validados pelo Conselho Municipal de Educação (CME) e
pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Nome do(a) presidente do CME:
Assinatura: ___________________________________________________________________________________
Nome do(a) presidente do CMDCA:
Assinatura:
___________________________________________________________________________________
Nome do município____________________________
Estado ________________________ Data ____/____/____
I-11.
NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO DO CMDCA NA FORMULAÇÃO
DE POLÍTICAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA E
ESPORTES PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DE POLÍTICAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA E
ESPORTES PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
1.
Marque
a(s) alternativa(s) que melhor reflete(m) a atuação do CMDCA do seu município:
No seu município, o CMDCA:
a. ( ) propôs a elaboração de estudos e pesquisas para promover,
subsidiar e dar mais
efetividade às políticas públicas.
b. ( ) integra-se com outros órgãos executores de políticas públicas
direcionadas à criança e
ao adolescente e demais conselhos (como o das pessoas
com deficiência, dos direitos da mulher, da promoção da igualdade racial,
etc.).
c. ( ) participa da elaboração e aprovação do Plano Plurianual (PPA),
da Lei de Diretrizes
Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA),
indicando as modificações necessárias ao alcance dos objetivos das políticas de
atenção aos direitos da criança e do adolescente e zelando para que o orçamento
público respeite o princípio constitucional da prioridade absoluta.
d.
( ) acompanha e monitora todo o processo de
elaboração e execução dos Planos
Plurianuais (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei
Orçamentária (LOA), além de encaminhar proposta.
2.
Na área
de políticas de saúde, o CMDCA mobiliza pelos direitos de crianças e
adolescentes no município a partir de:
a. ( ) participação em campanhas temáticas
b. ( ) parcerias para realização de projetos, pactos e capacitações
c. ( ) promoção de audiências públicas
d. ( ) articulações
entre conselhos
e. ( ) participação eventual em reuniões
f. (.....) o CMDCA não participa
de mobilização pelos direitos de crianças e adolescentes
3.
Na área
de políticas de educação, o CMDCA mobiliza pelos direitos de crianças e
adolescentes no município a partir de:
a. ( ) participação
em campanhas temáticas
b. ( ) parcerias
para realização de projetos, pactos e capacitações
c. ( ) promoção
de audiências públicas
d. ( ) articulações
entre conselhos
e. ( ) participação
eventual em reuniões
f. ( ) o
CMDCA não participa de mobilização pelos direitos de crianças e adolescentes
4. Na área de políticas de
assistência, o CMDCA mobiliza pelos direitos de crianças e adolescentes no
município a partir de:
a. ( ) participação
em campanhas temáticas
b. ( ) parcerias
para realização de projetos, pactos e capacitações
c. ( ) promoção
de audiências públicas
d. ( ) articulações
entre conselhos
e. ( ) participação
eventual em reuniões
f. ( ) o
CMDCA não participa de mobilização pelos direitos de crianças e adolescentes
5. Na área de políticas de
esporte, o CMDCA mobiliza pelos direitos de crianças e adolescentes no
município a partir de:
a. ( ) participação
em campanhas temáticas
b. ( ) parcerias
para realização de projetos, pactos e capacitações
c. ( ) promoção
de audiências públicas
d. ( ) articulações
entre conselhos
e. ( ) participação
eventual em reuniões
f. ( ) o
CMDCA não participa de mobilização pelos direitos de crianças e adolescentes
DECLARAÇÃO
Os dados acima, referentes ao
indicador I-11, são aqui validados pelo Conselho Municipal de Educação (CME) e
pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Nome do(a) presidente do CME:
Assinatura: ___________________________________________________________________________________
Nome do(a) presidente do CMDCA:
Assinatura:
___________________________________________________________________________________
Nome do
município____________________________ Estado ________________________ Data
____/____/____
G-2
GRAU DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISVAN
No seu município:
1. Recursos Humanos
Marque a(s) alternativa(s)
que melhor reflete(m) a situação do seu município quanto à implementação do
Sisvan.
( ) Existe um profissional responsável por
coordenar o Sisvan
( ) Não existe um coordenador do Sisvan. Os profissionais
coletam os dados que são diretamente encaminhados para o digitador da
Secretaria Municipal de Saúde
( ) O Sisvan faz parte apenas da rotina do(s)
nutricionista(s) ou coordenador municipal que se organiza(m) para atender a
demanda do município
( ) Existem profissionais suficientes para o
desenvolvimento das atividades do Sisvan (pesagem, anotação, digitação e
análise dos dados)
( ) Os profissionais das Equipes de Saúde da
Família e os ACS coletam os dados de peso, idade e altura, porém, nunca
participaram de capacitações em Sisvan
( ) Os profissionais das Equipes de Saúde da
Família e os ACS participam de capacitações periódicas em Sisvan
2. Equipamentos
Marque a(s) alternativa(s)
que melhor reflete(m) a situação do seu município quanto à implementação do
Sisvan.
( ) Todas
as unidades básicas de saúde do município possuem equipamentos antropométricos
( ) Apenas
as unidades de saúde localizadas na zona urbana dispõem de equipamentos
antropométricos
( ) Algumas
unidades de saúde do município têm equipamentos antropométricos, outras não,
independentemente se são situadas na zona urbana ou rural
( ) São
feitas manutenções periódicas nos equipamentos de antropometria do município
( ) Após
a aquisição dos equipamentos antropométricos, nunca foi feita a manutenção dos
mesmos
( ) O
município possui local com computador com acesso à internet, destinado à
alimentação dos dados do Sisvan
3. Utilização dos dados
Marque a(s) alternativa(s)
que melhor reflete(m) a situação do seu município quanto à implementação do
Sisvan.
( ) O município analisa e divulga os dados do
Sisvan periodicamente
( ) Os dados do Sisvan são utilizados para
auxiliar no aprimoramento das políticas públicas de saúde e segurança alimentar
do município
( ) O município registra os dados de
alimentação e nutrição no Sisvan web, mas não utiliza as informações
( ) O município registra apenas os dados de
nutrição no Sisvan web, mas não utiliza as informações
( ) As informações do Sisvan são utilizadas,
semestralmente, para atender às condicionalidades do setor saúde no sistema de
gestão do Programa Bolsa Família
DECLARAÇÃO
Os dados acima, referentes ao
indicador G-2, são aqui validados pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e pelo
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Nome do(a) presidente do CMS:
Assinatura: ___________________________________________________________________________________
Nome do(a) presidente do CMDCA:
Assinatura:
___________________________________________________________________________________
Nome do
município____________________________ Estado ________________________ Data ____/____/____
G-3
GRAU DE FUNCIONAMENTO DO
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
1. Existe um Conselho Municipal de Educação no município?
Nota: Caso a resposta seja NÃO, assinar a declaração
no final deste formulário e passar para o próximo formulário.
( ) SIM (
) NÃO
2. O Conselho Municipal de Educação está constituído por
quantos membros? ( )
3. Entre os membros do Conselho, quantos têm experiência
técnica e/ou docente nas seguintes áreas:
educação infantil ( )
ensino fundamental (1º ao 5º ano) ( )
ensino fundamental (6º ao 9º ano) ( )
ensino supletivo ( )
ensino profissionalizante ( )
educação especial ( )
4. O Conselho Municipal de Educação:
Presta assessoramento ao Executivo Municipal, no âmbito das questões
relativas à educação, e sugere medidas no que tange à organização e ao
funcionamento da rede municipal de ensino, inclusive em relação à instalação de
novas unidades escolares?
( ) SIM (
) NÃO
Promove e realiza estudos sobre a organização do ensino municipal,
adotando e propondo medidas que visem à sua expansão e ao seu aperfeiçoamento?
( ) SIM (
) NÃO
Elabora o Plano Municipal de Educação?
( ) SIM (
) NÃO
Exerce fiscalização sobre as atividades referentes à assistência social
escolar, no que diz respeito às suas efetivas realizações, estimulando-as e
propondo medidas tendentes ao aprimoramento dessas mesmas atividades?
( ) SIM (
) NÃO
Emite parecer sobre os assuntos de ordem pedagógica e educativa que lhe
sejam submetidos pela Administração Municipal, por meio de seu órgão próprio?
( ) SIM (
) NÃO
Promove seminários e congressos com a participação da comunidade escolar
e do município para debates sobre assuntos pertinentes ao ensino, na área de
atuação do ensino municipal?
( ) SIM (
) NÃO
Promove correições, por meio de comissões especiais, em qualquer dos
estabelecimentos de ensino mantidos pela Prefeitura, tendo em vista o fiel cumprimento
da legislação escolar?
( ) SIM (
) NÃO
DECLARAÇÃO
Os dados acima, referentes ao
indicador G-3, são aqui validados pelo Conselho Municipal de Educação (CME) e
pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Nome do(a) presidente do CME:
Assinatura:
___________________________________________________________________________________
Nome do(a) presidente do CMDCA:
Assinatura:
___________________________________________________________________________________
Nome do
município____________________________ Estado ________________________ Data
____/____/____
G-5
GRAU DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI
10.639, DE 2003
No seu município:
1. As diretrizes curriculares nacionais
para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura
afro-brasileira e africana estão presentes no Plano Municipal de Educação?
( ) SIM (
) NÃO
1.1. O Plano Municipal trata explicitamente da temática?
( ) SIM ( ) NÃO
2. A Secretaria Municipal de Educação
ofereceu algum curso de formação continuada sobre a temática para os
profissionais de educação nos últimos 12 meses?
( ) SIM (
) NÃO
3. O município adquiriu e adotou
oficialmente materiais didáticos sobre a temática?
( ) SIM (
) NÃO
3.1.
Caso a resposta tenha sido sim, relacione no mínimo um e no máximo três desses
materiais:
Título
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Autor
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|
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|
|
|
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4. Existe uma equipe técnica na Secretaria Municipal
de Educação formalmente constituída para garantir que a temática esteja
presente nas ações de formação continuada dos professores e seleção de
materiais didáticos? Selecione com um X a opção escolhida:
( ) Sim, a equipe foi constituída por ato formal do município
( ) Sim, a equipe existe, mas não foi constituída por ato formal do
município
( ) Não há equipe para tratar especificamente dessa temática
5. Para
cada escola de ensino fundamental da rede municipal que introduziu o tema das
relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira e africana
no currículo, completar a ficha abaixo:
|
Marque
com um X as ações realizadas, relacionadas à história e à cultura
afro-brasileira e africana
(Lei 10.639/03) |
Antes
da atual Edição 2009-2012
|
Durante
a atual Edição 2009-2012
|
1
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Formação continuada de professores sobre o tema.
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2
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Revisão do projeto político-pedagógico da escola,
visando à inclusão do tema no currículo.
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3
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Criação de grupos de estudo e/ou rodas de leitura
sobre o tema.
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4
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Realização de oficinas para alunos.
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5
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Planejamento e realização de projetos
interdisciplinares na escola.
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6
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Professor ou grupo de professores responsáveis pela
realização dessas ações/atividades.
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7
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Reorganização do trabalho pedagógico da escola, para
cumprimento da Lei 10.639/03.
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8
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Os murais da escola apresentam imagens que levam em
conta a diversidade étnico-racial.
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9
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Uso das categorias raça/cor nos documentos da
escola: fichas de matrícula, censos, etc.
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10
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Encontros da escola com outras escolas para troca de
experiências.
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11
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Concursos, festivais, feiras e/ou festas
relacionados ao tema.
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12
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Elaboração de vídeos/filmes e/ou exposição
fotográfica tratando do tema.
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13
|
Produção de materiais didáticos sobre o tema.
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14
|
Nas reuniões de pais, atitudes preconceituosas ou
discriminatórias são abordadas e discutidas.
|
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15
|
A escola busca parceria para contribuir no
cumprimento da lei na escola.
|
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DECLARAÇÃO
Os dados acima, referentes ao
indicador G-5, são aqui validados pelo Conselho Municipal de Educação (CME) e
pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Nome do(a) presidente do CME:
Assinatura:
___________________________________________________________________________________
Nome do(a) presidente do CMDCA:
Assinatura: ___________________________________________________________________________________
Nome do
município____________________________ Estado ________________________ Data
____/____/____
G-6
PERCENTUAL DE ESCOLAS DO
ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS,
QUE REALIZARAM PROVINHA BRASIL
QUE REALIZARAM PROVINHA BRASIL
a. Número de escolas do ensino fundamental
da rede municipal, anos iniciais, que realizaram a primeira etapa do
Provinha Brasil 2011
( )
b. Número de escolas do ensino fundamental
da rede municipal, anos iniciais, que realizaram a segunda etapa do
Provinha Brasil 2011
(
)
c. Número total de escolas do ensino
fundamental da rede municipal, anos iniciais
(
)
d. Percentual de escolas do ensino
fundamental da rede municipal, anos iniciais, que realizaram as duas etapas do
Provinha Brasil 2011
( )
DECLARAÇÃO
Os dados acima, referentes ao
indicador G-3, são aqui validados pelo Conselho Municipal de Educação (CME) e
pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Nome do(a) presidente do CME:
Assinatura: ___________________________________________________________________________________
Nome do(a) presidente do CMDCA:
Assinatura:
___________________________________________________________________________________
Nome do
município____________________________ Estado ________________________ Data
____/____/___
G-10
PROPORÇÃO DE ÓBITOS INFANTIS INVESTIGADOS
a. Número de óbitos de crianças
de até 1 ano de idade investigados em 2011
(
)
b. Total de óbitos crianças de
até 1 ano de idade 2011
( )
c. Proporção de óbitos infantis investigados
em 2011
( )
(a/b x 100)
d. Existe um Comitê de Prevenção da Mortalidade Infantil e Fetal no município?
( ) SIM ( ) NÃO Desde quando? ___________________________
G-11
PROPORÇÃO DE
ÓBITOS DE MULHERES DE 10 A 49 ANOS INVESTIGADOS
a.
Número de óbitos de mulheres de 10 a 49 anos investigados em 2011
( )
b.
Total de óbitos de mulheres de 10 a 49 anos em 2011
( )
c.
Proporção
de óbitos de mulheres de 10 a 49 anos investigados, em 2011
( )
(a/b x100)
d.
Existe um
Comitê Municipal de Prevenção da Morte Materna no
município?
( ) SIM ( ) NÃO Desde quando? ___________________________
G-12
GRAU DE ACESSO A SERVIÇOS DE PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO
VERTICAL
Para cada questão
abaixo, marque com um “X” a opção que melhor representa a situação do seu
município.
1. Sobre
o acesso ao teste anti-HIV
( ) Faz parte da rotina de pré-natal do município a solicitação de teste
para diagnóstico da infecção por HIV.
( ) Faz parte da rotina de pré-natal do município a solicitação de
teste para diagnóstico da infecção por HIV, mas o município não oferece o teste
anti-HIV em sua rede laboratorial nem encaminha as amostras para a rede de
referência estadual.
( ) Faz parte da rotina de pré-natal do município a solicitação de
teste Elisa para diagnóstico da infecção por HIV. O município consegue colher a
amostra, mas o diagnóstico normalmente só chega após o parto.
( ) Faz parte da rotina de pré-natal do município a solicitação de
teste Elisa para diagnóstico da infecção por HIV. O município consegue colher a
amostra e obter o diagnóstico antes do parto.
( ) Faz parte da rotina de pré-natal do município a solicitação de
teste para diagnóstico da infecção por HIV e o município realiza o diagnóstico
por meio dos testes rápidos.
2. Disponibilidade
de tratamento antirretroviral para gestantes com HIV e prevenção para evitar a
transmissão vertical (da mãe para o bebê durante a gravidez, o parto ou na amamentação)
Quanto ao tratamento antirretroviral para gestantes, no município:
( ) Não existe Serviço de Atenção Especializada (SAE) ou Unidade
Dispensadora de Medicamentos antirretrovirais (UDM) no município, nem
referência formal sobre onde podem ser encontrados.
( ) Não existe Serviço de Atenção Especializada (SAE) nem Unidade
Dispensadora de Medicamentos antirretrovirais (UDM) no município, mas há
referência formal sobre onde podem ser encontrados.
( ) Existe
SAE e há referência formal sobre onde encontrar UDM.
( ) Existe
UDM e há referência formal sobre onde encontrar SAE.
( ) Existe
tanto o SAE quanto a UDM.
Quanto à profilaxia
para evitar a transmissão vertical, no município:
( ) Caso haja gestante com HIV, o município não consegue realizar
parto especializado nem tem referência formal para encaminhamento para outros municípios.
( ) O município não consegue realizar partos especializados e tem
referência formal para outros municípios, mas na prática a gestante não
consegue ter o parto especializado no município sugerido.
( ) O município não consegue realizar partos especializados e tem
referência formal para outros municípios, e a gestante consegue ter o parto
especializado no município sugerido.
( ) As
gestantes com HIV têm acesso ao parto especializado no município.
3. Protocolo
de prevenção da transmissão vertical implantado
No município:
( ) Não existe Plano Municipal de Prevenção da
Transmissão Vertical nem está em elaboração.
( ) O Plano Municipal de Prevenção da
Transmissão Vertical está em elaboração há, pelo menos, um mês.
( ) Existe Plano Municipal de Prevenção da Transmissão Vertical,
com base no Protocolo para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV e Sífilis
do Programa Nacional de DST e Aids.
G-13
GRAU DE FUNCIONAMENTO DO GRUPO GESTOR MUNICIPAL DO
PROGRAMA SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – GGM SPE
1. O município possui um Grupo Gestor Municipal (GGM) ativo formado com componentes da saúde
e da educação, pelo menos?
( ) SIM ( ) NÃO
2. O Grupo Gestor Municipal (GGM) se reúne
com que frequência?
(
) uma vez por semana (
) uma vez por mês ( ) uma vez a cada dois meses
(
) uma vez por semestre (
) ______________ outros
3. Há a participação de jovens nas reuniões do Grupo Gestor Municipal (GGM)?
( ) SIM ( ) NÃO
Se "sim", com que frequência?
( )
raramente ( )
ocasionalmente ( )
frequentemente
4. O Grupo
Gestor Municipal (GGM) e/ou Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é/são institucionalizado(s) por meio
de uma portaria municipal?
( ) SIM ( ) NÃO
5. O
município possui um plano de ação para o Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)?
( ) SIM ( ) NÃO
6. O município possui Plano de Ações e Metas (PAM)?
( ) SIM ( ) NÃO
Se "sim":
parte dos recursos do Plano de Ações e
Metas (PAM) é utilizada para as ações do SPE?
( ) SIM ( ) NÃO
DECLARAÇÃO
Os dados acima, referentes aos
indicadores G-10, G-11, G-12 e G-13, são aqui validados pelo Conselho Municipal
de Saúde (CMS), pelo Conselho Municipal de Educação (CME) – para o indicador 13
– e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Nome do(a) presidente do CMS:
Assinatura:
___________________________________________________________________________________
Nome do(a) presidente do CME:
Assinatura:
___________________________________________________________________________________
Nome do(a) presidente do CMDCA:
Assinatura:
___________________________________________________________________________________
Nome do
município____________________________ Estado ________________________ Data
____/____/___
G-14.
PERCENTUAL DE ESCOLAS COM
COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA/COM-VIDA
Complete a tabela abaixo
relacionando somente escolas que tenham Comissões de Meio Ambiente e Qualidade
de Vida/COM-Vida implantadas e em
funcionamento e o total de alunos nelas matriculados:
Código da escola no Censo Escolar
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Nome das escolas do ensino fundamental da rede
municipal com Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida/ COM-Vida
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Número de alunos do ensino fundamental matriculados
conforme informado no Censo 2012
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Data de implementação
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Número de reuniões realizadas em 2011
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Número total de participantes (nas reuniões
realizadas em 2011)
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Total de alunos matriculados no ensino
fundamental da rede municipal em escolas com Comissões de Meio Ambiente e Qualidade
de Vida/COM-Vida
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Nota: Inserir linhas na tabela quando necessário
DECLARAÇÃO
Os dados acima, referentes ao
indicador G-14, são aqui validados pelo Conselho Municipal de Educação (CME) e
pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Nome do(a) presidente do CME:
Assinatura:
___________________________________________________________________________________
Nome do(a) presidente do CMDCA:
Assinatura:
___________________________________________________________________________________
Nome do
município____________________________ Estado ________________________ Data
____/____/__
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